Músicos Bailarinos Deejays

MBD

Fred e Joana

Fred e Joana

Nome: Fred e Joana
Competências: Bailarinos, Professores e Coreógrafos
Website: www.fredejoana.com
Contactos: (+351) 965559052/968523301 – email

Vídeo Promocional



Entrevista Salsa Braga

ENTREVISTA A FRED E JOANAEntrevista ao site SalsaBraga.com em Abril de 2010

Fred e Joana, par oriundo de Lisboa, começaram com par há cerca de 1 ano, lançaram recentemente, a sua segunda coreografia de Salsa.

Participaram na 1ª Edição do Salsa Open Portugal, realizado na cidade de Aveiro em Junho de 2009, ficando classificados em 10º lugar. Daí para cá, os convites tem surgido com bastante frequência, tendo já participado em diversos congressos nacionais e internacionais.

Através desta entrevista, vamos ficar a saber quais os seus projectos e sonhos para o futuro.

Como tudo começou individualmente e como par?

Individualmente, o Fred começou a dançar salsa no bar Havana das Docas de Lisboa há 5 anos atrás e muito rapidamente a salsa se tornou uma verdadeira paixão. A Joana começou no clássico quando tinha 5 anos. Na salsa, teve aulas no antigo salsa latina, faz este ano 9 anos. Passaram pela Academia LN e Just Dance School, respectivamente, onde se tornaram instrutores e bailarinos principais das respectivas companhias. Como par, tudo começou há cerca de 1 ano. A identificação e formas de ver a dança semelhantes levaram-nos a investir numa coreografia para participar no Salsa Open 2009. A classificação não foi a melhor mas a experiência foi fantástica. A partir dai novos convites surgiram para actuações e todos os amigos e conhecidos nos deram imensa força para continuar a trabalhar juntos. Em Outubro de 2009 começámos a trabalhar exclusivamente juntos fora de qualquer outro projecto e até agora temos vindo a crescer constantemente, tanto a nível individual ou como a par. Actualmente continuamos a investir naquele que pensamos ser o principal pilar de crescimento – a nossa formação – fazendo aulas regulares de Jazz, Contemporâneo, Barra no Chão e Hip-Hop. O prémio é o sermos cada vez mais requisitados para shows, aulas, workshops e entrevistas muito agradáveis como esta!

Fred e JoanaQual o vosso maior desafio/objectivo nesta profissão?

Conseguirmos dia após dia superarmo-nos a nós próprios e conseguir elevar a Salsa a um nível cada vez mais respeitado pela e na sociedade.

Que dificuldades têm encontrado nesta vida de bailarinos? Têm sentido apoio?

Não é propriamente a vida de bailarino, mas sim a vida de salseiro. Infelizmente, em Portugal, principalmente em Lisboa, existe muita competitividade entre os salseiros o que prejudica, na maioria das vezes, as pessoas que mais gostam de dançar. Em relação ao apoio os nossos amigos de longa data, os que vamos conhecendo pelo caminho e ao nossos alunos que são o nosso maior apoio, neste mundo.

Quais são as vossas principais referências ou modelos que sigam no mundo da salsa?

Fred: Tito e Tamara e Nuno e Vanda por aparentemente terem conseguido atingir um equilíbrio harmonioso e admirável entre o trabalho e a sua relação pessoal.

Joana: Tito e Tamara, Vanda Gameiro e Sandy Ramos, por representarem o melhor e mais bonito do que há na dança e que muitas das vezes não é valorizado – a diversão.

Fred e JoanaQual foi o evento ou local, em que foram convidados que mais prazer vos deu? E em qual ambicionam um dia vir a dançar?

Foi no IV Workshop Ibérico realizado no Algarve, em Vilamoura, em Fevereiro de 2010. Em todos os grandes congressos mundiais.

Fizeram a 2ª coreografia há pouco tempo. Que novidades poderemos esperar de vocês para o futuro?

Mais criatividade e inovação na Salsa passando pela fusão de vários estilos que actualmente desenvolvemos. A nova coreografia está feita e será estreada no Congresso Mundial de Salsa de Lisboa a 15 de Maio!

Têm certamente uma opinião formada sobre toda a envolvência da Salsa em Portugal, o que pensam acerca disso?

No que depender de nós tudo faremos para que o nível da Salsa em Portugal seja cada vez melhor e possa atingir cada vez mais pessoas e públicos diferentes. Esse seria um ideal que todos os agentes (bailarinos, professores, promotores, alunos, etc) na dança deveriam seguir para que o verdadeiro espírito da salsa fosse mais respeitado e valorizado. Se compararmos a cultura salseira com a cultura do Hip-Hop, por exemplo, a nossa é uma cultura muito mais limitada. Deveríamos todos lutar para o mesmo objectivo tornando-nos como uma família, unidos e a querer projectar Portugal num nível claramente internacional.

Fred e JoanaTêm alguma história engraçada que pretendam partilhar?

A mais engraçada e que nos ocorre no imediato foi a primeira vez que dançámos juntos. Foi numa festa no Estoril, organizada pelo Nuno Melo. Eu convidei-a para dançar a pensar que ela não dançava nada… e… para além de ter ficado em estado de choque com tão agradável surpresa ainda lhe consegui deixar um cotovelo negro a fazer voltas! Temos a certeza que se todos os namoros começassem assim o número de divórcios diminuiria consideravelmente.

Que opinião têm acerca do trabalho desenvolvido pelo salsabraga.com?

Pensamos que todos os portais que existam com o objectivo de promover e divulgar a salsa são muito importantes e essenciais. E se essa promoção for imparcial e isenta então o nível é verdadeiramente louvável. O salsabraga.com corresponde a este conceito e por isso mesmo está na vanguarda da informação salseira em Portugal. É um espaço que, também nós, visitamos regularmente.

Para terminar, que mensagem gostariam de deixar aos leitores do salsabraga.com?

Antes de mais obrigado por terem lido esta entrevista!! Em segundo que nunca deixem de valorizar a salsa no seu verdadeiro sentido: a diversão. E por fim esperamos que cada vez mais se envolvam neste mundo que a nós tanto nos fascina e seduz!

Fred e Joana

Perguntas de respostas rápidas

Se tivesses que descrever a dança numa palavra, qual seria?
FRED Arte
JOANA Vida

Filme:
FRED Meet Joe Black
JOANA Avatar

Viagem de Sonho:
FRED Road Trip pelos EUA
JOANA Egipto

Livro:
FRED O Banquete, de Platão
JOANA O quarto vermelho

Música:
FRED November Rain, Gun´s and Roses
JOANA Bad Romance, Lady Gaga

Grupo Musical:
FRED Gun´s and Roses
JOANA Ala dos Namorados

Lema de vida:
FRED Pela glória do amor
JOANA Dançar é o melhor remédio


---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German