Imprensa

SalsaBraga no Jornal MACUA

2009-12-14 Macua Capa de Dezembro 2009

Na 25ª Edição do jornal MACUA de Dezembro de 2009 (jornal publicado anualmente pela Associação de ex-residentes de Parapato), vieram dois artigos publicados, que se baseiam em postagens feitas por Fernanda Duarte no site Salsabraga.com. Em 20 de Setembro de 2009, intitulada de Alma de África – Moçambique – Parte I, que nos fala sobre a Marrabenta e sobre o Mapiko, danças oriundas de Moçambique. Recordar Artigo
Artigo SalsaBraga publicado na MacuaAmpliar imagem do artigo publicado no Jornal

A Segunda postagem, datada de 5 de Outubro de 2009, intitulada de Alma de África – Moçambique – Parte II, fala-nos sobre uma dança africana, também ela oriunda de Moçambique, o TUFO. Recordar Artigo

Gostaria de em nome da equipa do Salsabraga, deixar o nosso muito obrigado ao Sr. Raúl Ferrão, presidente da Associação de Ex-Residentes no Parapato e a todos os que compõem esta grande família. Em primeiro lugar, por se lembrarem de nós, e por outro, por desta forma podermos contribuir, para que as pessoas que leiam o artigo, recordem os tempos com saudade em que tinham essas vivências e o contacto com a dança.

Podem também aceder ao site www.macua.org, e ficar a conhecer mais sobre a sua cultura e as suas iniciativas.

Até à próxima e boas danças…


Pedro Barros

Comentários
---

SalsaBraga no Jornal de Notícias (JN)

2009-04-06 Salsabraga no JN

Antes de mais, gostaria de agradecer mais uma vez a vossa presença na festa deste fim de semana no Bar T4, para a comemoração dos 2 anos de vida. Foi uma noite memorável. A melhor noite, sem dúvida, da área Latina do T4.

Mas esta postagem, não é para falar da noite de Sábado (mais tarde abordaremos o tema), mas sim, para anunciar que foi hoje publicado no conceituado Jornal de Notícias, uma entrevista aos administradores do site, com o Título “Dois anos de Salsa”.

Ver em Artigo JN
Página 46 da edição de 06/04/2009.

DOIS ANOS DE SALSA

Site de Braga promove danças ao som de ritmos latino-americanos e africanos. É uma referência no panorama luso

Os parabéns são cantados esta segunda-feira ao site SalsaBraga. São dois anos na promoção da dança, que começaram apenas “só com a vontade de ajudar a divulgar a salsa, na região”.

No entanto, e segundo Fernanda Duarte, “depressa se chegou à conclusão de que o SalsaBraga estava destinado a objectivos mais aliciantes e as novas ideias foram surgindo em cadeia, até se tornar naquilo que é hoje”.

A parceria com Pedro Barros produziu uma ideia: a criação de um site sobre danças latino-americanas e africanas em Portugal “porque não existia nenhum. Apenas dois fóruns com pouca informação didáctica”.

O SalsaBraga tornou-se uma referência a nível nacional, sendo opinião unânime o facto de ter criado um novo conceito na forma de ver e de estar na dança.
JN de 06.04.2009

Ampliar imagem do artigo publicado no Jornal

“Há um ano e meio, sentimos a necessidade de que, sozinhos (visto ainda sermos inexperientes nestas andanças), talvez não conseguíssemos dar aquele ‘tal’ passo, e foi dessa forma que surgiu o convite natural ao casal André Nogueira e Vânia Costa, que nos presentearam com o novo logótipo e o web design do site e, com a sua ajuda deixamos de ser um blog”.

Hoje em dia, o site é gerido pela Fernanda e pelo Pedro, mantendo sempre um nível didáctico e informativo. As reportagens em locais de dança, congressos e festivais e as entrevistas fazem parte do vasto leque de opções que se pode encontrar no site.

Além disso, há as mais variadas informações sobre o tema, como as raízes de todas as danças latino americanas e africanas, influências religiosas dos orishas; informações sobre técnicas de dança, a sua história, etc.

Os objectivos de futuro são vários mas a dupla “gostaria que este tipo de danças, fossem reconhecidas como uma forma de arte em Portugal, como já acontece em outros países”.

Ultimamente têm recebido diversos convites para a promoção da salsa, entre os quais um dos últimos estava inserido nas comemorações dos 50 anos da revolução cubana.

www.salsabraga.com


Pedro Barros

Comentários [5]
---

Workshop - A Salsa e a Revolução Cubana - Fnac

2009-02-25 Salsabraga na FNAC

Com o Workshop sobre a A Salsa e a Revolução Cubana, pretendemos dar a conhecer as músicas e danças tipicamente Cubanas e os músicos que sempre viveram em Cuba…

Cuba e a Salsa estarão eternamente ligadas, mas teremos que ter em conta as danças e músicas ancestrais que ajudaram na sua criação, ou seja os ascendentes da Salsa, que temos vindo a falar nas postagens da História da Salsa.

Os músicos que pretendemos evidenciar foram todos os que ficaram a viver em Cuba antes e depois da revolução de 1959.

O grupo que podemos falar é, sem dúvida, o Septeto Nacional, criado em 1927 e ainda hoje continuam a fazer sucesso a nível mundial…

Não podemos esquecer o Buena Vista Social Club, bar dançante de onde saíram muitos e bons músicos… embora já não estejam entre nós a sua obra será eterna. Falamos de nomes como Ibrahim Ferrer e Compay Segundo.

Agora deixo um pequeno vídeo com trechos do workshop…



Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

Comentários
---

Salsa Braga na FNAC

2009-01-29 Apresentação na FNAC

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução Cubana, a FNAC do Gaia Shopping irá promover este tema.

Ver em Agenda FNAC

Durante duas semanas, o programa contará com diversas personalidades e actividades subordinadas ao tema. O SalsaBraga.com foi convidado para no dia 1 de Fevereiro, às 17 horas, fazer uma apresentação sobre A Salsa e a Revolução Cubana.

Consulta o programa aqui


Pedro Barros

Comentários [1]
---

« Artigos antigos :: Artigos mais recentes »

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German