Blog

Hacha Y Machete

2014-04-14 Hacha Y Machete

O nome Hacha Y Machete advém do refrão de uma canção popular escrita por Emilio Padron e cantada por Hector Lavoe em seu álbum De Ti Depende (1976). Sentiam-se este tema foi adequado, porque o conceito da música descreve um grupo de artistas que se uniram para criar algo novo e espetacular.

Este foi o objetivo dos 6 fundadores do Hacha y Machete Dance Style, para ser diferente de qualquer outro grupo de dança. E como o refrão da música que eles queriam mostrar ao mundo que nossos laços uns com os outros e nosso ofício é “forte, forte como um machado e facão.”

Hacha Y Machete (oficialmente intitularam-se como Estilo HYM) foi a primeira companhia de dança profissional de salsa de Massachusetts, estilo “On2” Nova Iorque.

A companhia de dança fui fundada em 1999 por um grupo de 6 amigos com a energia de enriquecer e educar New Ingland sobre este estilo de dança. A partir de 2001 a companhia lançou-se de uma forma mais profissional, mas nesta altura já com apenas 4 elementos.

Desde 2003 que esta companhia está sob a direcção de Burju Hurturk e Victor Perez, que a partir desta data se entregaram de corpo e alma ao projecto, abandonando as suas antigas profissões e dedicando-se inteiramente apenas a esta companhia; o grupo ganhou uma reputação notável, tanto local como a nível internacional devido ás sua coreografias inovadoras e o estilo original, o HYM Style.

Foi também em 2003 que fizeram a sua aparição na europa, a convite do seu amigo Juan Matos fizeram um tour por Italia e conquistaram-na de imediato; a partir de então não mais pararam e são presença assídua nos principais congressos e festivais de salsa em todo mundo.

Estes dois bailairinos, a fim de se especializarem e melhorarem as suas performances decidiram ter formação em ginástica rítmica, ballet e hip hop. Toda esta mistura deu aos Hacha Y Machete um estilo único o HYM Style.

Deixo-vos um vídeo para se vislumbrarem com esta companhia…
Apreciem…

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

Comentários
---

7 anos de salsabraga

2014-04-07 7 anos de salsabraga

O salsabraga.com está de parabéns, faz hoje precisamente 7 anos desde a sua criação. Foram 7 anos de divulgação da Salsa em Portugal.

Pois é meus amigos, já passaram 7 aninhos, e até parece que foi ontem que começamos esta grande jornada, mas saborosa. Foi no dia 6 de Abril de 2007, que eu e a Fernanda criamos e começamos a desenvolver o projecto que todos vocês conhecem.

Por muitas etapas passou o site, dificuldades até, mas sobreviveu e está de boa saúde e recomenda-se. Durante este período, proporcionou-nos conhecer pessoas maravilhosas e criar laços de amizade.

Prometemos fazer do salsabraga.com um site de referencia no panorama nacional da dança, tendo como principal objectivo, a promoção e difusão da salsa. Esperamos estar à altura do desafio, e ter contribuído de alguma forma com a nossa paixão e energia, durante estes 7 anos, para trazer novos adeptos para esta arte que tanto nos fascina.salsabraga

Esperamos, como é óbvio, ter agradado e continuar a agradar a todos os que visitam assiduamente o site, embora saibamos de antemão, que é impossível agradar a toda a gente.

Esperamos contar com as vossas visitas e que daqui a um ano, estejamos a comemorar novamente.

Até à próxima e boas danças…


Pedro Barros

Comentários
---

Sugestões Musicais de Março'14

2014-03-01 La Maxima 79 - Regresando al Guanguancò

Boas pessoal!!!

Desta vez, a minha sugestão vai para um CD dos La Maxima 79 com o nome do álbum Regresando al Guaguancò de 2013. O trabalho realizado neste CD faz-nos recuar aos anos 70, o Guaguancó puro, tenta criar músicas ao melhor estilo da década dourada da Salsa. Trabalho de excelente qualidade, com 12 faixas muito boas :)

Os temas deste CD , são os seguintes:

1. POBRECITAGuaguancò
2. SINGAPORE VIBESGuaguancò Instrumental
3. LAPIZ Y PAPELCha Cha Cha
4. NO SIRVO PA’ QUESOGuaguancò
5. LA PACHANGA DE DON JUANPachanga
6. EL TRIGUEÑO CINTURAGuaguancò
7. HABIA CAVOURCha Cha Cha
8. ESA MUJERGuaguancò
9. EL NINO ME DEJO’ – Mambo
10. DESCARGA CHAGO’ – Descarga
11. MI CHULASon Montuno
12. THE CHICKENLatin Jazz

Chamo atenção para os temas das faixas 1, 2, 4, 6 e 8. Deixo-vos ficar este fantástico tema, o EL TRIGUEÑO CINTURA da La Maxima 79.

Músicos:
Fabrizio Zoro: Director, letras, campana, guiro, Bongós
Massimo Scalici : Arreglos, Piano, Coro
Gerardo Vitale: Tenor sax , Alto Sax
Salvatore “Toto’”Pizzurro : Trombone
Giuseppe Filippi: Baixo
Samuele Davi’: Trompete
Aldo Olvieri : Trompete
Umberto Nocita : Congas
Fabrizio Francoforte : Timbales
El Guille de Cuba: Voz, Coros
Leo Wilber (cuba):Voz, Coros
El Bandera (Cuba): Voz, Coros

Até à próxima e boas danças!!!


Pedro Barros

Comentários
---

The New Swing Sextet

2014-01-16 The New Swing Sextet

A banda formou-se em 1965, os nomes são George Rodriguez, Armando Jae , Pete Ortiz, Algavin Henry, Yeyo Edward Salgado Muñiz e formam os The New Swing Sextet. Nesse mesmo ano marcam a sua estreia em diversos concertos por todos os bares latinos de Nova Iorque.

Até ao ano de 1970 gravaram 4 álbuns sob a etiqueta Cotique. Esses albuns foram: The Explosive New Swing Sextet (1967), A Taste of Harlem Espanhol (1968), Swingin ‘Along (1969) e Revolution (1970), o seu sucesso foi garantido nas áreas da salsa ao latin jazz.

No final da década de 70, a banda separou-se e cada um tomou o seu rumo, no entanto, em determinada alturas, os The New Swing Sextet reuniam-se para novamente actuarem juntos.

Foi apenas em 2008, que se voltaram a unir-se e gravaram o álbum “Back on the Street”, mantendo o mesmo nome, mas já com a etiqueta Emusica/Fania; reiniciaram-se novamente nos concertos e em tornés mundiais ou seja, de volta à estrada novamente; esta sua torné tem o nome de “A Taste of Harlem Espanhol Vol 2”, em memoria dos velhos tempos e do album lançado em 1968.
The New Swing Sextet
Em 2009 foram nomeados para os Grammy Awards, recolocando o seu nome e as suas origens no mundo latino. Fala-se que estes são também os embaixadores da música latina e da sua expansão.

Este é uma das bandas de musica latina mais conceituadas no mundo da salsa e, embora houvesse uma ausência, a sua volta remarcou de imediato o seu “poder” e “garra”.

Para ficar a conhecer melhor este grupo musical verifiquem a entrevista em Herancia Latina

Deixo-vos um vídeo para “abrir o apetite” para noitadas de salsa…



Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

Comentários [1]
---

Merry Xmas 2013!!!

2013-12-19 Natal

A equipa do SalsaBraga.com deseja-vos um Bom Natal e um Próspero Ano Novo, cheio de muita música e dança…

Mais um ano que passou a voar, entre noitadas e congressos e muita salsa e esperamos que no próximo seja ainda melhor… Pai Natal aqui te deixo o nosso pedido de muitas prendas, muita música, muita dança…

Esperamos para o próximo ano estarmos aqui a celebrar outra vez ;)

Espero-vos numa próxima dança…


Pedro Barros

Comentários
---

The Palladium Ballroom

2013-10-23 The Palladium Ballroom

O edificio foi criado em 1927, pelo arquitecto Thomas W. Lamb e originalmente chamado de Music Academy.

O Palladium Ballroom foi o principal ponto de referência de toda a comunidade latina durante quase 2 décadas, ficava situado num segundo andar na 53th Street e a Broadway, em Nova Iorque. Conquistou o mundo latino entre os anos de 1948 até seu encerramento em 1966.

Foi em 1948, que o promotor musical Federico Pagani se aproximou do proprietário Palladium, Max Hyman, tentando conquistar o local para fazer matinés, ao domingo, com música latina. Com estas matinés o sucesso foi absoluto e foi assim que Palladium Ballroom se tornou a “casa” de muitos músicos e bailarinos. Durante esta Era apareceram inumeros nomes, que ficaram eternamente ligados à Geração Palladium, tais como: Arsenio Rodriguez, Tito Puentes, Tito Rodriguez, Manchito, Célia Cruz, Ismael Rivera, Miguelito Valdés, entre muitos outros…
Millie Donay & Pedro 'Cuban Pete' Aguilar
Após os encerramento foi novamente um aberto pelo magnata William Fox, e funcionou como uma sala de cinema de luxo até ao ano de 1970.

A partir de 1971 também foi utilizado como um local de concertos de rock para preencher uma lacuna deixada pelo encerramento do Fillmore East. O Palladium foi rebatizado, em 1976, e continuou a servir como uma sala de concertos na década seguinte.

O Palladium foi fechado e demolido em 1998. Adquirido pela Universidade de Nova Iorque e, após a demolição, foram construidas 12 moradias, que serve de residência de mais de 1000 alunos, mas mantendo o nome de Palladium.

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

Comentários
---

Um dois, baby é só um dois...

2013-09-03 Dança Africana

Nem vale a pena começar aqui a falar em base 2 , base 3, saída da mulher, saída do homem, simulação… Porque para cada passo que se aprende, há uma pessoa que o executa de maneira diferente. Isto dito, a melhor forma de dançar música africana, dizem os mestres, é “sentir a música”.
E agora vocês perguntam: o que é isso de sentir a música? E eu respondo à minha maneira.

O Semba é alegria, sente-se nos pés, nos braços, nas pernas em todo o comprimento, em cada fibra, na raiz dos cabelos, nas pontas dos dedos e nas palmas dos pés descalços. Sente-se na alma.

A Kizomba sente-se no no pescoço, na espinha, a descer lentamente, com amor, com calma, sente-se na palma das mãos que se juntam e no peito onde as mesmas repousam. Sente-se no coração.

A Tarraxa sente-se mais abaixo, no centro da barriga, aperta. Sente-se nas ancas, na cintura, na base das costas. Como uma onda de calor que desce ao som da batida e da voz. Testa na testa, mão na cintura e mão no pescoço. Sente-se no corpo.

O Funaná é ritmo. É brincadeira. É energia pura. É a velocidade a percorrer os nossos átomos, é como estar numa roda que nunca para. É suor, é riso. Sente-se nos joelhos como um passo quebrado e na cabeça como uma tontura de voltas infinitas. Sente-se no espírito.

Aqui vos deixo uns exemplos…sintam. Partilhem. Inovem. E se não acertarem nos passos, sorriam e digam: “Isto não fui eu a falhar, isto fui eu a ser original”, afinal de contas, não somos todos obrigados a sentir a música da mesma forma, pois não!? Até à próxima.

Exemplos:

Tarraxinha

kizomba

Semba

Funaná

Nota: Este texto foi elaborado por Márcia Correia


Fernanda Duarte

Comentários
---

Noite de Salsa em Viseu

2013-07-05 Noite de Salsa em Viseu - Orfeão de Viseu

Pois é, meus amigos, comecem a marcar na vossa agenda, no próximo dia 20, vamos ter uma noite de salsa, desta vez na cidade de Viseu, no espaço Orfeão de Viseu. Será com enorme prazer que vos convido a juntarem-se à festa.

Irá ser uma noite cheia de animação e boa música. Para quem vive em Viseu ou nas proximidades, será uma boa oportunidade de praticar uns passitos de dança.

O salsabraga.com irá associar-se a esta festa com todo o prazer;)

Vamos fazer de Viseu um ponto de encontro de todos os salseiros… A entrada é livre…

Esperamos por ti… Atreve-te a aparecer!!!

Saudações salseiras


Pedro Barros

Comentários
---

Guaguancó

2013-03-25 Guaguanco

O mais popular tipo de Rumba cubana tradicional. Os movimentos do Guagancó, encontram paralelo no acasalamento entre “faisões”, em sentido figurado, clara está. A mulher tenta-se proteger dos avanços do homem com torções e voltas com a saia, e os homens com movimentos corporais da zona pélvica, lançando um braço ou uma perna, tenta apanhar desprevenida a mulher, tentando-a “conquistar” com o chamado impulso pélvico vacunao. É de salientar contudo, que nunca chega a haver contacto entre os dois.

Guaguancó é um sub-género da Rumba Cubana.

O tradicional line-up é constituído por:

  • O Atabaque
  • A Clave
  • As Baquetas
  • Uma cantora solo
  • O coro (coro)
  • Dois bailarinos, um do sexo masculino e um do sexo feminino

Alguns historiadores têm sugerido que a guaguancó podem ser obtidas a partir da Yuka, uma dança secular do povo bantu. Tornou-se distinta das outras formas de rumba, como yambu e a Columbia, em meados da década de 1800. Geralmente dançada por um par de bailarinos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, inclui um jogo distinto corpo movimento chamado vacunao (impulso pélvico) realizado pelo bailarino masculino (também encontradas em outros ritmos Africanos baseados em danças da América Latina). Algumas das letras de músicas do estilo musical Salsa, fazem muitas vezes referência ao guaguancó.



Até à próxima e boas danças…


Pedro Barros

Comentários
---

Masacote Entertainment

2013-02-26 Ana Masacote

Ana Masacote é uma das Divas do mundo da Salsa, de descendência mexicana, percorreu alguns trajectos para atingir a magnitude que hoje tem…

Ana iniciou-se no mundo da dança aos 5 anos, dançando Cumbia, Tejano e Fólclore Mexicano, mas foi aos 15 anos que descobriu a Salsa.

Inicialmente, ainda a residir em Dallas, começou a dançar em casa, com a ajuda da irmã e de alguns vídeos. Em 2000, muda-se para Boston e aí tem acesso às melhores escolas e a conceituados bailarinos; mas foi em Nova Iorque que iniciou a sua formação profissional com nomes conceituados como: Gina Benitez, Thomas Guerrero, Candy Mena, Stylist Seaon e McMiller Sekou.

Regressou a Boston e durante 2 anos fez parte da companhia de dança JAMNASTICS, um programa sem fins lucrativos. Foi em Dezembro de 2001, que Ana se junta a Joel para planear a abertura da famosa escola “Masacote Entertainment.” Ficando ambos conhecidos como Ana e Joel Masacote

A palavra “Masacote” foi escolhida por ser um sentimento, por nascer da fusão de instrumentos de percussão básica na salsa. Por isso o nome foi escolhido, porque para Ana é a fusão entre a música, dança e a imagem. É sobre a fusão destes elementos distintivos em um pacote de entretenimento completo.
Masacote Entertainment
Em 2003 apresentam-se como casal de bailarinos e em 2006 completam a sua companhia de dança e lançam o seu primeiro album. A partir de então conquistaram o mundo como bailarinos, músicos e claro… actores…

Ana Masacote lança diversos DVD’s sobre salsa, spinning e body movement… conquistando tudo e todos, mesmo os que, como eu, nunca tiveram o prazer de a ver dançar ao vivo.
Fantagious
Fantagious foi o primeiro grande sucesso em teatro deste casal, onde foram criadores, coreografos e bailarinos, tal como a restante companhia. Esta peça conta a história sobre o mundo da fantasia. No mundo da Sensual Fantagious, onde a música e a dança tornam um sonho realidade.

Todos música é tocada ao vivo pela Masacote Ritmo Latin Jazz Ensemble. Convidados especiais: Improv Comedian Lee Rios, Magician of Magic The Marshall, Gordon letrista Neil, e o actor Kevin Ball, que aderiu à Masacote Dance Company.

Ana afirma em diversas entrevistas que esta foi a sua peça favorita e que é fã do seu marido Joel, que apresenta como o maior criador e coreografo…

Gostaria apenas de acrescentar que Ana Masacote formou-se em Gestão e Marketing na mais famosa escola superior do mundo a MIT (Massachusetts Institute of Technology)… mais uma vez podemos confirmar que na vida tudo se pode conjugar…

Fiquem a conhecer melhor esta companhia e banda musical dos Masacote Entertainment… Apreciem…



Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

Comentários
---

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German