Blog

Liz Lira

2011-04-25 Liz Lira

Liz nasceu em La Paz, na Bolívia, em 1980, e desde muito cedo demonstrou paixão e muita aptidão para a dança. Mudou-se com a sua família para os EUA, mais propriamente para a Carolina do Sul, aos 8 anos de idade.

É aí, nos EUA, que inicia a sua formação em dança e, mais tarde, completa a graduação em Ballet e Jazz. Durante 12 anos, Liz Lira foi treinada pelos melhores instrutores de Ballet, nos melhores estúdios de dança americanos. Teve ainda formação a nível profissional em vários outros estilos como o hip hop, a dança moderna ou lirical. Para além destes, teve treino em áreas como o flamenco, sapateado, tango argentino e danças de salão, principalmente latinas.

Actuou perante milhares de pessoas, em todo o tipo de eventos, um pouco por todo o mundo. Foi convidada para fazer parte de uma das companhias de dança mais prestigiadas de New York, The New York City Ballet, mas por motivos pessoais não pode aceitar o convite. Estes mesmos motivos mantiveram-na afastada da dança por algum tempo e quase a impediram de seguir o seu sonho de ter uma carreira profissional no Ballet. Liz lutou por esse sonho e, com o apoio permanente da sua família, conseguiu voltar a dançar, mas desta vez procurando abrir novos horizontes.

Com apenas 21 anos de idade, em 2001, ela surge pela primeira vez em “cena” enquanto bailarina de salsa. Em pouco tempo Liz tornou-se num ícone da salsa na Califórnia do Sul, reconhecida por todos pelo seu estilo único, aliando a elegância e a graciosidade a uma energia explosiva.

Tornou-se uma das professoras de dança mais solicitadas, e fez par com nomes bem conhecidos do panorama da salsa nos EUA, citando por exemplo Alex da Silva ou Solomon Rivera. Em 2002, participou na sua primeira competição de salsa, no Mayan World Salsa Champioship, e muitas mais se seguiram. Ganhou o primeiro lugar em seis campeonatos de salsa a nível mundial e sete nos EUA. Recentemente, ela fundou a sua própria companhia de dança, a Liz Lira’s LA Dance Company (LADC).
Liz & Cristian

Durante a sua já longa carreira, Liz Lira fez vários trabalhos enquanto bailarina e coreógrafa em campanhas publicitárias, videoclips, programas de Tv e até filmes. Citando apenas algumas das suas participações mais importantes: coreografou para os programas “So You Think You Can Dance” e “Dancing with the Stars”; coreografou e dançou no filme “The Ugly Truth”; foi a bailarina principal no videoclip “_Valio la pena_” de Marc Anthony.

Actualmente, Liz faz par com Cristian Oviedo e foi com ele que ganhou o 4th Annual World Salsa Championship em 2009, na modalidade On1. Liz considera-se uma mulher feliz e completa por poder fazer aquilo que mais ama na vida, dançar, e ser independente graças a isso.

Aqui vos deixamos o vídeo da coreografia apresentada em 2009, no campeonato mundial.

Nota Postagem elaborada por Joana Costa


Fernanda Duarte

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German