Blog

História do Latin Jazz - Parte II

2010-09-22 Latin Jazz

Músicos conceituados ainda hoje ficaram na nossa memória como as “verdadeiras” lendas do Latin Jazz… talvez o primeiro nome que me ocorre é Mongo Santamaria… mas existem muitos outros…

Vou vos deixar alguns dos seus nomes, os músicos que inicialmente mais difundiram e influenciaram o Latin Jazz são: Dizzy Gillespie e Stan Kenton. A partir daqui cada um deu o seu toque e alteração personalizada, houve músicos que incorporam elementos de música brasileira, como o baterista Airto Moreira, mas a percussão foi mais forte e o peruano Alex Acuña imortalizou-a, o trompetista cubano, pianista, compositor e protegido por Dizzy Gillespie Arturo Sandova*l, o pianista *Eddie Palmieri, Tito Puente e percussionistas Poncho Sanchez, Mario Bauza, trombonista Steve Turre, sem esquecer o saxofonista Paquito D’Rivera. (Há muito mais nomes, mas é impossível falar de todos…)

Dizzy Gillespie e Stan Kenton começaram a combinar uma secção rítmica e a estrutura da música afro-cubana, que foi apresentada pelo Machito and His Afro-cubanos, cujo director musical era Mario Bauza criou a primeira composição de latin jazz “Tanga”, em 31 de maio de 1943.

Latin JazzEm 31 de março de 1946, Stan Kenton gravou “Machito”, escrito por seu colaborador Pete Rugolo, que é considerado, por muitos, como a primeira gravação de jazz latino por músicos de jazz americano.

Em Setembro de 1947, em colaboração com Dizzy Gillespie, os músicos: Machito e Chano Pozo fazem o primeiro grande concerto de Latin jazz, o “Afro-Cuban Drums Suite”, no Carnegie Hall.

Os nomes que imortalizaram este género musical e que ainda hoje são um forte marco na nossas discografias pessoais são: Machito, Mario Bauzá, Tito Puente, ray Barretto, Mongo Santamaria e Eddie Palmieri

Penso que nunca vamos deixar de ouvir este género musical, deixo-vos um vídeo de um bom exemplo disso…

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German