Blog

História do Latin Jazz - Parte I

2010-09-15 Latin jazz

A primeira influência será o Jazz, que surgiu nos EUA conquistou o país de norte a sul… e como tudo se passou em Nova Iorque, o Latin Jazz não foi execepção…

Jazz é uma forma musical que surgiu no início do século 20, nas comunidades africanas no sul dos Estados Unidos, a partir de uma influência da música de África e da Europa.

Desde o seu desenvolvimento inicial até a música actual, o jazz incorporou de 19 e 20 do século música popular americana. A seu género musical mostra uma inovação na utilização de improvisação de Blues. A palavra “jazz” começou como um termo West Coast Slang de uma derivação incerta e foi usado primeiramente para se referir a música em Chicago por volta de 1915.

Desde o seu início, Jazz tem gerado uma série de subgéneros, de Nova Orleães Dixieland que datam do início de 1910, Big Band, estilo Swing dos anos 1930 e 1940, BeBop partir de meados da década de 1940, uma variedade de jazz latino, como afro-jazz cubano e brasileiro da década de 1950 e 1960, a fusão jazz-rock da década de 1970 e final de 1980 a evolução como acid jazz, que mistura influências de jazz em funk e hip-hop.

Latin-jazz é influenciado e caracterizado pelos ritmos de dança latina juntamente com melodias de jazz e progressões de acordes. A Influência latinas começou a entrar na música americana a partir da década de 1930. Durante a década de 1950 e 1960 essas influências tornaram-se particularmente forte, com danças latino, como o mambo, cha-cha-cha, samba e bossa nova tornando-se extremamente popular nos Estados Unidos.
Latin Jazz
Música latina tem seu próprio som; uma grande variedade de instrumentos de percussão latina dão outro sabor à música Jazz que estava mais relacionada aos Blues, ou seja à tristeza. A utilização de novos instrumentos nunca utilizados no jazz, a nível da percussão, a inclusão dos instrumentos afro-cubanos tais como: as Congas, os Bongos, os Timbales, a Clave, o Reco-Reco e os Chocalhos.

O Latin Jazz é como a maioria dos tipos de música jazz, freqüentemente usam o formato Be-Bop, que se tornou popular na década de 1950 nos Estados Unidos, onde os músicos tocam uma melodia padrão, muitos destes tocam um solo improvisado, e depois todos tocam em conjunto novamente. No Latin Jazz o solo é feito em percussão, normalmente com congas ou timbales.

Iremos continuar a falar de Latin Jazz, mas agora apreciem este vídeo fantástico…

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German