Blog

História da Pachanga

2010-07-21 Pachanga

A Pachanga é um género musical que nasceu em Cuba no final da década de 50. Davidson Eduardo e José Luís Fajardo são considerados os criadores deste género musical. Consiste na fusão de quase todos os géneros musicais latinos, como o merengue, conga, rumba e cumbias; no entanto é o estilo musical que mais se fundiu com o Boogaloo.

No início dos anos 60, a Pachanga foi particularmente popular nos EUA, principalmente em Nova Iorque, por ser um estilo mais rápido, mais festivo e lúdico. Um bom exemplo disso é a música de Célia Cruz que se intitula exactamente La Pacanga.

Hoje em dia a Pachanga é uma mistura de reggae e música latina, está cada vez mais interligada com o Rap e Hip Hop, marcando uma nova geração, com artistas latinos mais populares que incluíram na pachanga batidas de hip hop e letras sensuais, mas sem nunca descurar a ideia original da pachanga.

Actualmente, o termo Pachanga é utilizada para descrever as formas mais comerciais da música de dança latina. Em Espanha, o termo é usado para descrever algo mais populista, ultra-música, musica mais cativante e simples, com ritmos muito monótonos.

Este termo é usado muitas vezes de forma depreciativa, como se fosse uma evolução do Boogaloo, mas de uma forma mais. Este tipo de música é tocada, principalmente em festas populares, festivais da cidade, bares de praia ou “fiestas”.

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários

  1. Pedro Borges : 2010-07-22 #

    Olá Fernanda,
    excelente abordagem ao tema “Pachanga”. Sempre que cá passo, as vossas postagens são cada vez mais inovadoras!

    Muitos parabéns e vemo-nos em breve!
    Pedro Borges


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German