Blog

História da Charanga

2010-07-28 Charanga

Charanga é um termo dado a conjuntos de dança e música tradicional cubana. Consistia da evolução do Danzon, com fortes influências do son Cubano.

Este estilo musical era muito popular em cuba na década de 1940 e sua música consistia na utilização de instrumentos europeus, como o violino e flauta, mas com um ritmo mais latino, mais cubano. Poderá dizer-se que é uma mescla da europa, com cuba e áfrica. Em espanhol, charanga é um nome genérico para uma banda que toca música, festas populares.

A música Charanga é composta por sons com uma forte ênfase rítmica (influência do Africano e Espanhol), que incorpora também a improvisação dentro de sua estrutura, e é assim tanto uma forma de música altamente estruturadas e espontâneas.

A idade de ouro de Cuba – Charanga começou na década de 30 e prolongou-se até ao inicio da década de 50, quando havia três Orquestas famosos: Arcaño y sus Maravillas, Orquesta América e Orquesta Aragón.

Na história da Charanga existem duas fases bem demarcadas musicalemente, a primeira ainda sob uma forte influência do Danzon e da música mais europeia e, a partir de dos anos 40 e 50 já com uma forte influência do Son Cubano, o Mambo, as Pachangas e o ChaChaCha.

Espero-vos numa proxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German