Blog

História do Boogaloo

2010-07-07 Boogaloo

Na década de 1950 e 60, Africano americanos nos Estados Unidos ouviu vários estilos de música, incluindo jump blues, R & B e doo-wop. Os porto-riquenhos em Nova Iorque, compartilhada por estes sabores, mas também ouviu géneros como mambo e o chachacha. Boogaloo foi o resultado desta mistura, uma fusão de muitos estilos, incluíndo o Son Montuno cubano, guajira, guaracha e mambo e mais singular, Rn’ B e soul.

Boogaloo foi a primeira forma de música latina que se tornou mais funky, mais groove, captando mais fãs uma vez que as músicas eram cantadas em inglês.
A palavra Boogaloo foi inventada provavelmente por volta de 1966 por Richie Ray e Bobby Cruz.

A música boogaloo com mais sucesso nos anos 60 foi “Bang Bang” de Joe Cuba Sextet, que alcançou sucesso sem precedentes para a música latina nos Estados Unidos em 1966, quando vendeu mais de um milhão de cópias.

Boogaloo conquistou o público americano devido a este som ser mais acessivel e mais dançável para fora do mundo latino habitual. Artistas como Jimmy Sabater Cuba e Joe Boogaloo foram uns dos maiores impulsionadores deste estilo musical, em Nova Iorque, tocando em locais como o Palm Gardens Ballroom.

Muitos dos músicos Boogaloo sofrem profundamente influenciadas pelo Rn’ B, jazz e bandas de Doo Wap da época. Historiador musical Juan Flores, no seu trabalho académico sobre Boogaloo intitulado “Cha Cha With a Backbeat”, considera a música “I Like It Like That” o maior ex libres da música de boogaloo, demarcando que este estilo músical nasceu em 1961.
Boogaloo
Por volta de 1966, as músicas “Bang Bang”, “Boogaloo Pete” e “I Like it Like That” conquistaram na totalidade o povo americano. Durante o seu apogeu de quase todas as grandes bandas Latina gravaram boogaloos, incluindo Ray Barretto, El Gran Combo e até mesmo Eddie Palmieri, entre muitos outros.

Inicialmente não havia uma estrutura de dança do boogaloo, nem padrões associados, portanto este tipo musical tinha que ser uma dança de estilo livre, dançada a solo emovimentos soltos ao som da música.

Richie Ray gravou o albummais inovador em 1967, o Jala Jala Y Boogaloo e a canção “Boogaloo Pete’s”, escrito pelo trompetista Tony Pabon, foi a primeira canção boogaloo latim para ser tocada no rádio.

Palladium perdeu a sua licença de venda de alcool e fechou e com ele foi-se esquecendo o boogaloo. Embora o apogeu do boogaloo foi breve, a forma de música e dança continua a resistir. No final da década de 1990, Nito Nieve relança a música “I Like It Like That”, acrescentando, hip hop, rap e estilos House Music para este padrão antigo.

Bandas de Salsa contemporânea continuam a reviver boogaloos antigos e criar novas versões dessas músicas que cada vez se tornam imortais.

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários

  1. Alex Latino : 2011-01-01 #

    Que blog estraordinario! Es de Braga, Portugal?
    Sou brasileiro de Sao Paulo e ja vivi em Lisboa. Realmente Portugal e’ um pais encantador e inesquecivel. Sou dancarino de salsa estudante de musica e danca latina e descobri este seu blog. Muito bom! Continue nos brindando com esses artigos. So’ te recomendaria que colocasse mais referencias. Feliz ano novo!


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German