Blog

Hacha Y Machete

2014-04-14 Hacha Y Machete

O nome Hacha Y Machete advém do refrão de uma canção popular escrita por Emilio Padron e cantada por Hector Lavoe em seu álbum De Ti Depende (1976). Sentiam-se este tema foi adequado, porque o conceito da música descreve um grupo de artistas que se uniram para criar algo novo e espetacular.

Este foi o objetivo dos 6 fundadores do Hacha y Machete Dance Style, para ser diferente de qualquer outro grupo de dança. E como o refrão da música que eles queriam mostrar ao mundo que nossos laços uns com os outros e nosso ofício é “forte, forte como um machado e facão.”

Hacha Y Machete (oficialmente intitularam-se como Estilo HYM) foi a primeira companhia de dança profissional de salsa de Massachusetts, estilo “On2” Nova Iorque.

A companhia de dança fui fundada em 1999 por um grupo de 6 amigos com a energia de enriquecer e educar New Ingland sobre este estilo de dança. A partir de 2001 a companhia lançou-se de uma forma mais profissional, mas nesta altura já com apenas 4 elementos.

Desde 2003 que esta companhia está sob a direcção de Burju Hurturk e Victor Perez, que a partir desta data se entregaram de corpo e alma ao projecto, abandonando as suas antigas profissões e dedicando-se inteiramente apenas a esta companhia; o grupo ganhou uma reputação notável, tanto local como a nível internacional devido ás sua coreografias inovadoras e o estilo original, o HYM Style.

Foi também em 2003 que fizeram a sua aparição na europa, a convite do seu amigo Juan Matos fizeram um tour por Italia e conquistaram-na de imediato; a partir de então não mais pararam e são presença assídua nos principais congressos e festivais de salsa em todo mundo.

Estes dois bailairinos, a fim de se especializarem e melhorarem as suas performances decidiram ter formação em ginástica rítmica, ballet e hip hop. Toda esta mistura deu aos Hacha Y Machete um estilo único o HYM Style.

Deixo-vos um vídeo para se vislumbrarem com esta companhia…
Apreciem…

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German