Blog

Alma de África - Moçambique - Parte II

2009-10-05 Tufo

DANÇA TUFO (Província de Nampula e Cabo Delgado) – Esta dança é introduzida atravéz do Sultanato de Angoche que usava as ilhas do arquiélago de Angoche,mais concretamente a ilha CATAMOIO, afazia-se comercio de especiarias e de escravos (o povo Koti e o povo Macua).Essas populações era transportada para essas ilhas adjacentes e depois vendidas a outros comerciantes.Muitos ficavam nas ilhas onde eram inseridos nas tropas Árabes e outros serviam de empregados,etc…

Com a vivência entre culturas deu-se a fusão cultural entre Árabes e Kotis e Povo Macua),nascendo daí a dança Tufo, originaria do nome Ad-duff (Árabe), Adufo (português) que significa instrumentos musicais de percussão. Com o passar do tempo e com as grandes guerras existentes entre os invasores portugueses e os comerciantes Árabes, o povo abreviou o nome e em Makwa ficou o nome definitivo de Tufo.

Esta dança que é dançada apenas por mulheres rigorosamente seleccionadas, rigorosamente bem trajadas com trajes muito coloridos e enfeitadas com cordões, anéis e pulseiras de ouro,d e cara coberto por MUSSIRO (massa branca e espessa,resultante do fraccionamento do caule perfumado da árvore Muciro e uma pedra),entoam cânticos melodiosos de uma linha musical Árabes, em que as letras retratam as suas vidas quotidianas e as belezas do seu habitat.

Esta dança é acompanhada por vários percursionistas na maioria homens e em alguns casos as mulheres, que tocam tambores circulares e esguios de vários tamanhos (batuque Duassi,Phusta,Kadjisa e Khapura) feitos de madeira e cobertos de pele de animal que produzem uma sonoridade agradável ao ouvido. Em alguns casos é usado o tambor pandeiro produzindo uma conjunto de ritmos, fundindo-se entre a sonoridade Árabe e a sonoridade do Povo Bantu, resultando desta forma num ritmo único a que se deu também o nome de TUFO.

DANÇA N´SOPE (complementaridade da dança Tufo) – A dança N´SOPE é uma dança originária da Província de Nampula e compõe parte das danças especificas da tribo Makwa sendo executada só por mulheres e actualmente conhecida por dança da corda, devido ao uso da corda na sua execução. É uma dança de lazer que, inicialmente, praticava-se no período de lazer das raparigas, que demonstravam a sua agilidade e talento corporal de forma que fossem apreciadas pelos pretendentes.
DANÇA N´SOPE
Ao longo dos tempo esta dança foi introduzida na lista das danças principais com origem no Tufo. Os instrumentos musicais utilizados pelos músicos (homens) onde o tocador principal maneja três tambores um grande e dois médios chamados Chabomba e Mussapata), o segundo tocador toca também três tambores médios (Massapata) e os restantes dois tocadores tocam um tambor grande de som grave de nome Tchuntcho, tendo uma parte oca que serve de caixa de ressonância. Usa-se também um pequeno cilindro de ferro que complementa o ritmo.

Esta dança é executada da seguinte forma: As bailarinas organizam-se fora do centro de execução da dança. Chegadas ao palco colocam-se na zona central do palco formando um meio circulo. A Chefe do grupo num gesto próprio retira a corda e escolhe uma das bailarinas a pegar em uma das pontas de forma a estar esticada. Ao som das primeiras batidas dos tambores vão movimentando a corda em circulo de uma a bater sempre no solo(chão). Cada uma das bailarinas entra para o meio da corda e demonstra de forma ágil todas as suas habilidades. À medida que os tambores vão animando o espectáculo todas as bailarinas vão praticando a dança N´Sope demonstrando a cada instante a sua mestria.

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários

  1. Raul Ferrão : 2009-10-22 #

    Bom dia
    Vivi dez anos e meio e Angoche e acho este texto sobre os tufos muito interessante. Queria pedir autorização à sua autora Fernanda Duarte, para que o possa publicar no nosso jornal anual “MACUA”, que sai em Dezembro.
    Falo em nome de a Associação de Ex-Residentes no Parapato. A direcção é Raul Ferrão – AERP -Apartado 21 – EC Mira – 3071-909 MIRA.
    Respeitosos cumprimentos.
    Vou estar atento à sua resposta.
    Raul Ferrão


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German