Blog

Alma de África - Moçambique - Parte I

2009-09-20 Mapiko

Marrabenta é uma dança que foi criada em Maputo, anteriormente chamada Lourenço Marques. O seu estilo musical sofreu influências do folclore portugues e da música western.Os primeiros artistas a ficarem conhecidos neste género foi Fany Pfumo e Dilon Djindji, em 1939. No inicio de 1980s foram bandas como Eyuphuro e *Orquestra Marrabenta Star de Moçambique que a tornou conhecida.

Mapiko está ligada aos ritos de iniciação masculina e é a mais importante dança dos Makondes. Nela são usadas máscaras com o mesmo nome. Esta dança é muito importante na vida dos Makondes, havendo uma aura de mistério e segredo rodeando a preparação das máscaras e a dança propriamente dita, sendo por exemplo importante que não se saiba a identidade do dançarino. Para a dança, um jovem mascara-se de homem ou animal, vestindo panos e usando uma máscara Mapiko na cabeça.

Existem vários passos que o dançarino executa, sempre em sintonia com a música dos tambores, apresentando uma espécie de encenação teatral, que encanta e diverte todos os que assistem.Depois de um extase de actividade por parte do dançarino, segue-se uma encenação de perseguição e fuga, entre o dançarino e um grupo de aldeões.

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários

  1. Pako : 2009-09-23 #

    Finalmente alguem fala de africa sem ser de Angola… Parabéns Fernanda, gosto muito do teu trabalho…


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German