Blog

Alma de África - Cabo Verde

2010-09-28 Cabo Verde

Kizomba na Passada é a forma de dançar Kizomba em Cabo Verde, mais propriamente em São Vicente. É uma dança com muito ritmo e muitos passos, que combina a sensualidade e o contacto físico da Kizomba com muita alegria, ao ritmo de uma boa batida da Kizomba!

Kolá é uma dança tradicionalmente executada em desfile de rua; em que os bailarinos executam um movimento marcados pelo tempo forte do ritmo, com rodopios e com avanços e recuos, e depois o casal toca-se violentamente na zona pélvica. Esse gesto é conhecido em crioulo por da umbigada (dar umbigadas) ou sobâ.

Morna é o estilo mais lento de dança, traduz o sentimento cabo-verdiano como por exemplo a tristeza, a nostalgia, e os problemas existentes. Dança-se em dois estilos essênciais, que são estilo lento e mais virtuoso, ou seja “ talvez mais vivo e dinâmico” a que se chamara de “ estrimbolca”, à base de contratempos (talvez a origem da dança Coladera terá surgido neste andamento, estilo lento fazem as seguintes marcações: os passos são feitos em marcação quaternário (dois passos à frente, dois passos atrás).

kola San JonColadera é um estilo mais vivo que a Morna, cadência quaternária, em que a relação do homem e mulher é feita junta num arrastar de pés, com momentos de improvisação do cavalheiro que se afasta sobre o olhar da mulher.

Contradança é uma dança de grupo, importada das cortes europeias, que geralmente tinham na base estrutura coreografadas com mandadores, que acabaram por sofrer alterações ao chegarem ao terreiro.

Mazurca é uma dança em três tempos, alegre e sincopado, o papel dos pares está intimamente ligado à movimentação em grupo. São géneros dançados sobretudo nas ilhas Santo Antão, Boavista e São Nicolau

Kola San Jon é um jogo dos tambores e dos apitos na noite de São João, ligado ao ritual da fertilidade da terra no solstício de verão. Os pares batem-se cadencialmente entre si. Dança da Umbigada.

Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German