Blog

História do Maxixe

2010-10-20 Maxixe

O Maxixe (também conhecido por Tango brasileiro) é um tipo de dança de salão criada pelos negros, que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX; dança-se a par.

O Maxixe foi a primeira dança urbana criada no Brasil. Surgiu nos forrós da Cidade Nova e nos cabarés da Lapa, Rio de Janeiro, por volta de 1875. Conhecido como a “_dança proibida_”, era dançado em locais mal-vistos pela sociedade como as gafieiras da época que eram frequentadas também por homens da sociedade, em busca de diversão com mulheres de classes sociais menos favorecidas.

Inicialmente o maxixe era apenas dança. A música denominada maxixe só se firmou como tal é hoje, muito depois da dança se haver caracterizado plenamente. Dançava-se maxixe, ou à moda maxixe, as polcas, as habaneras, a polca-lundu e posteriormente até o tango brasileiro, chamado de tanguinho.

As primeiras partituras a apresentarem o nome maxixe como gênero de música, só apareceram por volta de 1902 a 1903.

A sua aceitação e entrada nos salões elegantes das principais capitais brasileiras foi terminantemente proibida até que, em 1914, Nair de Tefé, primeira dama do país, esposa do então presidente Hermes da Fonseca, iria escolher um maxixe como a sua dança de eleição.

A principal e mais consagrada compositora de Maxixe foi Chiquinha Gonzaga que se tornou a favorita para os maxixeiros e recriminada pelo resto da população.

Até que finalmente o Maxixe foi aceite e possível de dançar em qualquer local…
Apreciem esta coreografia ao som de uma música de Chiquinha Gonzaga



Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários

  1. talita : 2010-11-04 #

    mas qual a difença entre o maxixe e o tango brasileiro na forma de dançar? e essa dança era praticada no norte e nodeste do país?

  2. Lucas Antonio Pereira de Moraes : 2012-07-22 #

    O maxixe é uma dança de rítmo e passos exuberante tipicamente brasileira porque ficar a mecê do passado simplismente como dança folclórica,podendo ter continuidade e ser praticada como dança de salão.


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German