Blog

Entrevista a Pedro e Katy

2009-06-18 Pedro e Katy

Entrevista ao site SalsaBraga.com em Junho de 2009

Pedro e Katy, surgiram como par em meados de 2007. Durante quase 3 anos, foram animadores residentes de uma das melhores discotecas de Portugal, a Lagar’s. Em 2009 fundaram a sua própria academia de dança. Lançaram recentemente, a sua segunda coreografia de Salsa.

São vistos como um dos pares mais promissores da actualidade, têm espalhado classe e talento pelos locais onde actuam e em cada exibição que fazem.

O desafio lançado pelo SalsaBraga.com para a realização desta entrevista foi aceite, e desta forma ficaremos a conhecer melhor este par de enorme talento e potencial.

Quando é que vos despertou a paixão pela dança? E pela salsa, e também pelas danças Africanas?

A nossa paixão surgiu por intermédio dos nossos pais, isto porque na altura, os nossos pais dançavam na escola Sabor Latino, no Porto.

Pedro: De tanto insistirem para que experimentasse uma aula, e eu negava sempre, lá acabei por experimentar, e de facto, foi o início de uma paixão enorme em relação aos Ritmos Latinos. A partir daí decidi que queria investir num futuro, nesta área. Em relação aos Ritmos Africanos, foi algo que nunca ponderei aprender, simplesmente surgiu a oportunidade e agarrei-a. Acho que não nos devemos limitar a um só tipo de dança, mas sim abranger outras para melhorarmos tecnicamente naquela que nos queremos focar.

Katy: Comigo foi igual. Os meus pais quiseram que fosse experimentar uma aula ao Porto, e simplesmente, adorei. Nutri uma paixão enorme pela dança, algo que nunca tinha sentido antes, e decidi que queria fazer disto a minha vida, poder superar-me a mim mesma e melhorar de dia para dia. Pelos Ritmos Africanos, foi desde que comecei o trabalho a par com o Pedro. Já dançava e adorava, mas também foi algo que nunca ponderei seguir. As coisas desenrolaram-se, e comecei a ter formação com o Pedro.
Pedro e KatyVocês têm-se afirmado na Salsa, mas têm também consciência que nas danças Africanas começam a ser também uma referência, como é que lidam com isso?

Lidamos muito bem. Para nós é um orgulho ser referenciados, em que tipo de dança for. Isto porque ainda somos muito jovens, o Pedro tem 21 e a Katy 19.
O nosso objectivo sempre passou por nos superarmos e surpreendermo-nos mutuamente. O nosso trabalho é diferente.

Procuramos expandir os nossos conhecimentos noutras áreas, como o Ballet e a Dança Contemporânea, Hip-Hop, entre outros, com vista a melhorarmos na Salsa, que é o nosso primordial objectivo.

Os Ritmos Africanos são muito importantes para nós porque adoramos! A nossa formação passa e passou por muitos bailarinos e professores de renome mundial, muito conhecidos entre nós, como o Kwenda, Avelino e Zé Barbosa. São as pessoas que podemos dizer que nutrimos um carinho muito especial por tudo aquilo que aprendemos com eles e pelas fantásticas pessoas que são.

Qual o local, que até à presente data, vos deu mais prazer dançar, e porquê?

Temos um local que podemos dizer que é-nos muito especial! Foi no Salsa in Ria, na edição de 2008, precisamente na estreia da nossa primeira coreografia como par. Correu-nos muito bem, e como estreia, os restantes bailarinos e os nossos alunos de Aveiro incentivaram-nos bastante. Foi fantástico!

Qual o teu maior desafio/objectivo nesta profissão?

Um dos nossos primordiais objectivos foi cumprido. Abrimos a nossa escola! Isso foi muito, mas mesmo muito, importante para nós. Era algo com que sonhávamos, e só de pensar que com a nossa idade, temos uma escola só nossa, é mesmo um sonho tornado realidade e um orgulho enorme. O nosso maior desafio é sermos reconhecidos a nível nacional pelo nosso trabalho, e futuramente, quem sabe, internacionalmente :-)
Pedro e Katy
Sei que vocês ainda andam a estudar, é fácil conciliar os estudos com a dança?

Para sermos sinceros, é difícil. Estar a estudar e conseguir conciliar tanto trabalho com tantos estudos é-nos complicado. Mas acreditamos que com força de vontade e empenho, nada é impossível.

Que dificuldades têm encontrado neste trajecto como bailarinos portugueses?

Sinceramente, achamos que somos dos países que tem mais talento a nível mundial. Isto porque o povo português é completamente diferente a nível de mentalidade.

Podia haver mais apoio por parte de entidades e patrocinadores, para levar o nome de Portugal para fora.

Têm alguma referência ou modelo a seguir no mundo da Salsa? E nas Africanas?

Temos tantas referências. Não há nenhuma em particular, mas em modo geral, gostamos de variar e guiarmo-nos por vários estilos, tanto na Salsa, como na Kizomba.

Mas podemos referenciar na Salsa, Oliver y Luda e Fabien y Esther, como na Kizomba, Kwenda Lima e Inês de Pinto.

Têm acompanhado quase desde o início o trabalho desenvolvido pelo SalsaBraga.com, qual a vossa opinião?

Que estão a fazer um trabalho excelente. É incrível observar o trabalho de início, e ver os patamares que já atingiu. Cresceram imenso e são uma referência! São o site mais visitado de Portugal, diz tudo. Os nossos parabéns!

Para terminar, gostariam de deixar alguma mensagem aos amigos do SalsaBraga.com?

Sim, por favor, continuem com a força e dedicação com que se entregam aos vossos projectos, como é o caso do vosso site!

Para além de excelentes profissionais, são excelentes amigos! Obrigado por todo o carinho e apoio, tem sido, sem dúvida, fundamental.
Pedro e Katy

Perguntas de respostas rápidas

Se tivesses que descrever a dança numa palavra, qual seria?
PEDRO Vida
KATY Paixão

Filme:
PEDRO E KATY Dirty Dancing

Viagem de Sonho:
PEDRO Angola
KATY Cuba

Livro:
PEDRO “Os Filhos da Droga”
KATY “As Palavras Que Nunca Te Direi”

Música:
PEDRO “Ricky Boy 9909: Ben Badja Cu Mi”
KATY “Johnny Ramos – Fidju Di Deus”

Grupo Musical:
PEDRO “Orquesta DeeJay”
KATY “BuenaVista Social Club”

Lema de vida:
PEDRO “Não procures a felicidade para ti mesmo, pois não serás feliz. Procura a felicidade dos outros, e aí sim encontrarás a tua.”
KATY “Nunca te arrependas daquilo que fazes, mas sim, daquilo que não fazes.”

Agora deixo-vos um pequeno vídeo da nova coreografia de Salsa, onde podemos ver uma excelente performance deste par.



Até à próxima e boas danças…


Pedro Barros

---

Comentários

  1. Pipa : 2009-06-19 #

    Parabéns !!!
    Acompanhando o par Pedro&katy desde o inicio, desde os seus primeiros passos, posso dizer que estou muito orugulhosa em ver que o vosso trabalho e dedicaçao deram frutos.
    Continuem a ser genuínos como tem sido até agora !

    Beijinho

  2. Paula Guedes : 2009-07-01 #

    Boa noite!
    Sou amante e praticante de danças de salão e latinas, na area social, tenho tambem alguns cursos de dança renascentista.
    Devo dizer-vos que acho a vossa coreografia fantastica parabens.


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German