Blog

Recordando Mongo Santamaria

2008-04-24 Mongo Santamaria

Ramón Santamaria nasceu a 7 de Abril de 1917 no Bairro Habanero de Jesús María, em Havana (Cuba) e morreu em sua casa em Miami aos 86 anos, vítima de paragem cardíaca a 1 de Fevereiro de 2003.

Percussionista, este talentoso músico destacou-se pelo estilo de música Latin Jazz, atingindo o patamar máximo. Considerado por muitos a par de Ray Barreto, os grandes mestre das congas…teve uma carreira cheia de sucessos.

Ainda jovem, começou por tocar violino, mas depressa se interessou pela bateria e mais tarde pelas congas, não mais largando o instrumento que lhe deu nome e fama.

Só em 1948 é que começou a ter sucesso, quando foi para o México e se junta à Orquestra Dámaso Pérez Prado, com quem viaja, um ano mais tarde para os Estados Unidos. Chegado a Nova York, três anos mais tarde junta-se à Orquestra de Tito Puente, onde rapidamente ganha notoriedade. Durante esse período gravou 2 álbuns de percussão afro-cubana: “Puente in Percusión – 1955“ e “Top Percusión – 1957“. Devido a conflitos com Tito Puente, a separação era evidente, e, em 1958 junta-se Cal Tjader.

Mongo SantamariaJuntamente com Cal Tjader e Willie Bobo, têm quatro anos de grandes sucessos em San Francisco (Califórnia). Durante esse período, nunca descurou a gravação a solo. Depois de “Tambores y Cantos – 1955“ grava o álbum “Mongo – 1959“ disco que incorpora o tema “Afro Blue“. Por volta de 1960, viaja para Cuba e grava duas verdadeiras obras primas, o álbum “Mongo en La Habana“, com Carlos Embale e Merceditas Valdés, e “Sabroso“, com o compositor Andrés Echeverría.

Chegado novamente aos Estados Unidos, em 1962 grava o tema “Watermelon Man“, tema esse que o põe na lista das músicas mais ouvidas (Top 10) nos Estados Unidos durante seis semanas. Mas é através do disco “Amanecer“ que ganha um Grammy.

A discografia de Mongo Santamaria é repleta de êxitos, e é com imensa pena que não tenhamos podido desfrutar durante mais tempo do seu talento. Fica, no entanto, a memória deste músico que conquistou por mérito um lugar entre os melhores.


Pedro Barros

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German