Blog

História do Merengue

2009-03-17 Merengue

O Merengue é uma dança com ritmo veloz e malicioso, nascido na República Dominicana, tem o seu nome derivado do jeito que os dominicanos chamavam aos invasores franceses no século XVII (merenque). Cantor mais conhecido, neste momento é Walfrido Vargas.

Mas nenhum de nós consegue esquecer músicas como “Azur” e “Suavemente”, músicas que um bailarino português imortalizou em Portugal, ainda hoje se ouve em diversos locais.

Na sua origem temos a dança crioula, no entanto esta dança é o resultado da fusão entre o Minuet africano e francês; sendo a sua primeira referência escrita datada do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetes e teclados.

Entre 1838 e 1849, a dança chamada “Upa Habanera“ dançava-se em todo o Caribe. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança. Permaneceu desconhecida para muitos, até que o coronel Alfonseca escreveu letras para a nova música.

Em 1844, o merengue ainda não era popular, mas em 1850 estava em voga, tirando o lugar antes ocupado pela Tumba.

Agora vejam um vídeo que prova que tudo e todos podem dançar merengue:



Nesta época, os jornais de Santo Domingo iniciaram uma campanha contra o merengue em favor da tumba. A alta sociedade não o aceitava, pois as letras eram vulgares, descendiam de negros africanos e não tinham carácter religioso.

O auge da sua popularidade deu-se em 1930 quando Rafael Trujilo – grande fã do Merengue – utilizou essas músicas na sua campanha presidencial. Luiz Alberti escreveu uma letra “decente” para a ocasião e assim nasceu o tema “*Compadre Pedro Juan*”: e, com isto, foi aceite por toda a sociedade unanimemente. Tornou-se, a partir de então, na música simbólica da cultura nacional, mas devido à ditadura de Rafael Trujilo.

O Merengue adoptou durante, as três décadas seguintes, uma postura e um som mais sóbrio. Renasceu em 1961, com o assassinato de Rafael Trujilo, o merengue começa a ser exportado, com isso ganha um novo fôlego, com as influências do rock e R&B americano, bem como alguns elementos da Salsa cubana.

A paixão pelo Merengue é ainda partilhada pelos povos de Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia.

Actualmente, o merengue, assim como a sua prima salsa, sofreu influências norte americanas, como a de grandes bandas. Os instrumentos mudaram, mas o ritmo continua inconfundível. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado. Ao nível coreográfico, esta dança apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.
Merengue

Mitos e Lendas:

Existem 2 lendas que indicam que a dança merengue tem a sua origem em:

A primeira lenda conta que esta dança começou com os escravos que, acorrentados uns aos outros, eram forçados a arrastar uma perna para poderem trabalhar nos campos de cana-de-açúcar.

A segunda fábula diz que um dos grandes heróis da guerra da República Dominicana foi lesionado numa perna e quando regressou à sua terra natal, a comunidade recebeu-o com uma enorme festa. Com respeito pelo que lhe tinha acontecido, todos dançaram como ele: a coxear e a arrastar uma perna!

Há quem diga ainda que o Merengue foi buscar a sua designação ao doce com o mesmo nome (em português são os suspiros) – leve e doce, tal como a dança.

Seja qual for a realidade da sua origem podemos dizer que é uma dança caliente e cada vez existem mais adeptos em todo mundo…
(agora um a parte… que saudades da Republica Dominicana, vale a pena visitar).

Deixo-vos um vídeo para que possam comprovar o que estou a falar. Espero que gostem…



Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários

  1. lucia lima : 2009-04-08 #

    Oi linda

    Estou super orgulhosa de ti. parabéns a salsabraga.

    Muita e muita sorte para vocês

    Mil beijos

  2. - : 2010-02-19 #

    excelente blog <3

  3. natiele : 2010-09-08 #

    gostei muito
    parabens pela capacidade de vocês.SALSA BRAGA

  4. Luiza : 2012-04-22 #

    Muito bom!

  5. Tobias zueira : 2012-09-11 #

    Muitooo obrigadoo ! tava precisando pra meu trabalho xD

  6. nicoly : 2014-11-02 #

    muito legal uulll parabens


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German