Blog

História do Cha Cha Cha

2009-02-06 Cha Cha Cha

O Cha Cha Cha é uma derivações de duas danças latino-americanas, Danzonette (Porto Rico) e o Danzon (Cuba). Recebe influências do ancestral Chonque, que é a base da Rumba e do Cha cha cha ou seja, uma mistura de ritmos Africano com a guitarra espanhola.

O nascimento deste ritmo deu-se em Cuba, em 1951, quando o compositor e violinista cubano Enrique Jorrín ouviu o ressoar dos sapatos dos bailarinos a bater no soalho e lhe pareceu ouvir “cha-cha-cha”, foi então que tentaram seguir este “novo ritmo”, que foi chamado simplesmente de “mambo-rumba”- e assim nasceu o cha-cha-cha. Tendo o seu ascendente mais directo o Mambo.

Palavras de Jorrín: “No danzón intercalei alguns montunos conhecidos e a participação do público nos coros levou-me a fazer mais danzones deste estilo. Em 1948 alterei o estilo de uma canção mexicana de Guty de Cárdenas. Fiz a primeira parte no seu estilo original e na segunda parte dei-lhe um sentido rítmico diferente da melodia. Gostaram tanto que decidi tornar independente o danzón das últimas partes, ou seja, o terceiro trio ou montuno. Assim surgem peças como La Engañadora em 1951. O cha-cha-chá nasce com melodias quase dançáveis por si só e do balanço que surge entre melodias a tempo e contratempo”

Jorrin queria que fosse um ritmo médio, muito reconhecível, e não demasiado frenético, como era o caso do mambo. A sua criação surgiu a partir da idéia de que deveria haver uma música criada especificamente para a dança e não só para ouvir, ou só para uma elite seleccionada.

Em 1954, este ritmo é conhecido como “Mambo with a guiro rhythm”, sendo que Guiro é um instrumento musical composto de uma cabaça seca friccionada por um pau dentado.

Muitos músicos, desde a década de 50 misturam vários ritmos, tais como como Mambo, Rumba, Son, Guaguanco com o cha cha cha e é esta variedade rítmica do que faz deste ritmo um dos mais agradáveis de ouvir e de dançar.

Em 1952, Pierre Lavelle, que ajudou a formar a Imperial Sociedade de Professores de Dança, viajou para Cuba para descobrir a dança latina, na altura ele procurava informações da rumba e do mambo. Foi a partir daqui que o cha cha cha foi transportado para a Europa e transformado em dança de salão.

A partir de então este ritmo misturou-se com todo tipo de músicas, mas sempre com a batida do guiro.

Deixo-vos um vídeo de uma música bastante conhecida…


Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários

  1. jose soares : 2009-02-12 #

    sou doido de salsa

  2. Annielly : 2009-09-10 #

    Nossa parabéns ;isso me ajudu no trabalho da escola,sobre essa dança que é muito boa !
    bjo
    Anny

  3. carolyne : 2010-06-07 #

    adorei me ajudou muito d+ meu trabalho ficos show

  4. gessiane : 2011-04-12 #

    espera q vcs mandem muita coisa pra mim sobe esse ritmo amei a foto amei oq estava escrito essa dançla e de mais
    bjs gessiane e mim ajudou muito nos meus trabalhor=s dfa esco9la\

  5. douglas : 2016-06-15 #

    Isso é muito gay!!

  6. JOSÈ CARLOS PFITSCHER : 2019-08-07 #

    PROFE LUCIANO SE ESTA LENDO ISSO, QUE DEU LHE ABENÇOE!!!!!!!!!!


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German