Blog

El Gran Combo

2013-02-17 El Gran Combo

No ano de 1962, reúnem-se: Rafael Ithier, Eddie Perez, Hector Santos, Rogelio (Kito) Velez, Martín Quiñones, Miguel Cruz Rohena Rafael Alvarez e Roberto Guedes, a fim de formar um grupo que iria acompanhar um cantor dominicano chamado Joseito Mateus, que baptiza o grupo com o nome: El Gran Combo.

A primeira gravação é intitulada “Menéame alças”, tendo como director o próprio Ithier Rafael. Neste álbum procura-se uma imagem e identificação de todos que estão incluídos no grupo de Milton Correa, ou seja, Mickey Duchesne, Pellin Rodriguez, Chiqui Rivera y Paleco. Foi uma época de difícil afirmação e tiveram muitas portas fechadas; mas no mesmo ano começam a aparecer na rádio e posteriormente na TV.

Em Abril de 1963, realiza-se a sua primeira viagem a Nova Iorque, onde todos os shows foram um estrondoso sucesso, aparecendo em plataformas, como o famoso “Palladium” O Manhattan Center, o “BronxCasino” e “Caborrojeño”.

Recebem o Disco de Ouro em 28 de Março de 1964, El Gran Combo recebe o seu primeiro grande prémio com o seu álbum “Acángana”.

E foi assim que tudo começou, a partir daí foi sucessos atrás de sucesso… Os álbuns seguiram-se uns atrás dos outros… Fantásticos… para mim, algumas das melhores músicas da noite latina são deste grupo fantástico…

Hoje em dia os El Gran Combo incluem os seguintes elementos: Rafael Ithier (director musical, piano), Charlie Aponte, Jerry Rivas e Papo Rosário (vocais); Taty Maldonado (trompete); Víctor Rodríguez e Moisés Nogueras (trombones); Freddie Miranda (sax ), Eddie Pérez (sax alto); Freddie Rivera (baixo), Miguel Torres (Congas), Domingos Santos (Timbales) e Mitchell Laboy (Bongo).

Deixo-vos um vídeo deste grupo e com uma das minhas músicas favoritas…
Espero que gostem…



Espero-vos numa próxima dança…


Fernanda Duarte

---

Comentários


 
« Voltar

Ferramentas

Pesquisar:


Subscrever fonte:
RSS / Atom


Onde dançar:
Ver mapa!


Traduzir:
Portuguese/English Portuguese/Spanish Portuguese/French Portuguese/German